RB da Ilha do Corvo
Inauguração da sede do Serviço de Ambiente e Ação Climática do Corvo
Foi no passado dia 25 de março que a nova sede do SAAC Corvo foi inaugurada.
A inauguração contou com a ilustre presença do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. José Manuel Bolieiro.
Ainda estiveram presentes a Sra. Secretária Regional do Turismo Mobilidade e Infraestruturas e o Sr. Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática.
As novas instalações do Serviço de Ambiente e Ação Climática da ilha do Corvo representam um investimento superior a 300 mil euros, integralmente suportado pelo Governo Regional dos Açores.
Este projeto surge como resposta à necessidade de garantir uma melhoria das condições de trabalho dos funcionários do Serviço de Ambiente e Ação Climática do Corvo, com instalações dignas, mas, sobretudo adequadas à natureza técnica e operacional do trabalho desenvolvido por este departamento do Governo.
Pretendeu-se criar um espaço que pudesse responder a toda uma componente de serviço e de funcionamento técnico, contemplando espaço para atendimento público, mas, simultaneamente, também criar condições adequadas para o desenvolvimento do trabalho operacional e de abrigo e manutenção de equipamentos de trabalho, bem como de uma viatura pick-up e uma embarcação adquirida pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Projeto Life IP Azores Natura.
As novas instalações estão organizadas de forma simples e funcional, incluindo uma sala de atendimento geral e espera ao público, diversos gabinetes, uma sala multiusos, destinada à realização de reuniões, sessões de informação à população e de ações de formação, bem como uma garagem, que poderá ser utilizada como oficina, e ainda copa e instalações sanitárias.
O novo edifício do Serviço de Ambiente e Ação Climática do Corvo está ainda equipado com um sistema de produção de energia renovável fotovoltaica, um sistema de produção de água quente sanitária de pequena dimensão e um sistema de aproveitamento de águas pluviais, que contribuem para diminuir a pegada ecológica, para reforçar a sustentabilidade ambiental e para reduzir as despesas financeiras associadas à utilização desses recursos.
A concretização deste projeto, com a conclusão destas instalações, representa um passo importante para melhorar as condições de trabalho de equipas fundamentais para garantir a preservação e valorização do património natural e paisagístico do Corvo, que representa também um extraordinário ativo turístico da ilha.


themes