O Centro de Reabilitação de Aves Selvagens da Ilha do Corvo (CERAS) celebra o seu 15º aniversário
Com a criação do CERAS em 2010, a Região Autónoma dos Açores passou a dispor de uma estrutura pioneira no Arquipélago, que disponibiliza as condições necessárias ao tratamento das aves selvagens.
Este espaço está diretamente ligado à conservação da natureza e tem como missão o resgate de aves selvagens feridas, debilitadas ou em risco, promovendo a sua adequada reabilitação, com o objetivo final de devolvê-las ao meio natural.
As obras de ampliação e requalificação, efetuadas em 2019, tornaram este CERAS num equipamento moderno, com capacidade para proporcionar, com sucesso, a transição entre o cativeiro e a liberdade.
Como complemento essencial à conservação, contribui para a sensibilização ambiental, de modo a envolver a população, especialmente o público escolar, tendo como foco a divulgação do trabalho desenvolvido, a promoção do conhecimento acerca das aves selvagens residentes e migratórias do Arquipélago, bem como dar destaque à sua importância na manutenção da biodiversidade.
Visa também participar no estudo científico destas aves, através do registo de dados biométricos e da recolha de material biológico, de modo a colaborar em projetos de investigação científica.
Mediante marcação prévia, é possível efetuar uma visita guiada às instalações do CERAS, podendo, eventualmente, observar as espécies que no momento se encontrem em recuperação.